• Nisha

Significado de Buda

Buda significa iluminado em sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Buda é um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo.

Um exemplo de Buda foi Sidarta Gautama, que nasceu por volta de 556 a.C., em Kapilavastu, capital de um pequeno reino próximo ao Himalaia, na atual fronteira do Nepal. Filho do Rei Sudodano, Sidarta foi educado para ser um guerrilheiro e seria o herdeiro do trono de seu pai.

Sidarta estudou com os melhores tutores, praticou esportes, artes marciais e era dotado de uma inteligência ímpar. Sua vida era repleta de luxos e confortos, mas quando saía do palácio e se deparava com a pobreza, a doença e a morte, sentia-se inquieto e buscava entender o sofrimento do ser humano.


Ensinamentos budistas do caminho óctuplo

Compreensão correta: compreender a vida como ela é, conforme as quatro nobres verdades.Pensamento correto: baseado na compreensão correta, é o pensamento livre da raiva, da cobiça e da ignorância.Fala correta: uma fala que não é arrogante, difamatória ou amarga.Ação correta: ter bons hábitos de alimentação, exercício, sono e trabalho.Meio de vida correto: não ter um trabalho que viole os princípios do Budismo.Esforço correto: esforço em tornar-se mais sábio, em evoluir espiritualmente.Atenção correta: atentar-se para os ensinamentos do Buda e não deixar que a mente dê atenção à raiva e à ignorância.Concentração correta: concentrar-se na paz e tranquilidade proporcionadas pela sabedoria budista e pela meditação.

0 visualização